ART’Camacha 2023


Da Camacha para o Mundo, recebendo o Mundo na Camacha!

Agosto é mês de celebrar a Cultura na Camacha, com o Festival de Arte Camachense, organizado pela Casa do Povo.

A participação de artistas e projetos locais, de inquestionável valor, vinca a aposta cultural e a sua importância. O grande “cabeça de cartaz” é a Camacha, a arte de cá e de lá!

De facto, a matriz do Festival é precisamente a arte que se faz na Camacha, mas partindo da Camacha para o Mundo e, portanto, recebendo o Mundo na Camacha!

A edição 2023 mantém o que está na sua origem e continua a reforçar a aposta na interação, oferecendo a oportunidade dos presentes experimentarem diversos tipos de artesanato. 

Neste Festival o visitante tem oportunidade para vivenciar o artesanato tradicional, fazer um cesto, participar no processo de preparação da lã para os barretes, experimentar bordados e outras artes manuais.

A isso junta-se a oportunidade de dançar, tocar e cantar, nas oficinas organizadas pelos diversos grupos.

Das diversas atividades que integram o festival, as artes visuais não faltam, com o “Mundo da Elsa” na Eira da Elsa, instalação da autoria do estilista Tiago Gonçalves, bem como a exposição “Perspectivas” no hall de entrada da Casa do Povo, pela artista Tatiana Teixeira.

Na vertente desportiva, realce para o atletismo, com o “Camacha Trail”, dia 6 de agosto, e o “GP ART’Camacha”, dia 20 de agosto.

Quanto a palcos, o Festival volta a contar com dois, o Palco “ART Camacha”, que receberá espetáculos musicais, teatro e muito mais, e o “Terreiro do Mundo” onde decorrerão performances mais intimistas e que privilegiam o contacto direto com o público.

Gastronomicamente falando, temos os stands com comerciantes da Camacha, na praça em frente ao palco principal, mas o foco da gastronomia também estará nas duas oficinas, com a “Biqueira” no domingo e com o chefe Arnaldo Araújo na terça feira, ambos no “Terreiro do Mundo”


Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *